Introdução à Anatomia
A etimologia da palavra anatomia vem do grego (Anatome - ἀνατέμνω) o (Ana) significa: através (Tome) significa: corte. Essa palavra possui várias definições, porém todas caminham para o mesmo lugar. Dentre as definições podemos encontrar , cortar em partes, por meio do corte, cortar em pedaços ou simplesmente cortar. Através do corte era possível estudar tanto macroscopicamente quanto microscopicamente os corpos. Com a evolução da medicina e a criação do microscópio por volta do ano de 1500 foi possível estudar estruturas microscópicas que através dos conhecimentos adquiridos ajudaram na evolução científica.
Para se estudar o corpo humano é necessário estabelecer uma posição padrão na qual facilita o estudo quando é necessário encontrar uma região ou determinado órgão. A essa posição padrão damos o nome de Posição Anatômica. O corpo deve estar ereto, o olhar voltado para o horizonte, palmas das mãos devem estar estiradas, voltadas para frente próximas ao corpo, os membros inferiores estirados com os pés quase juntos.
Com a posição anatômica chegamos aos planos de delimitação.E o que seria delimitar?
Delimitar algo é enquadrar, impor limites, ou seja, limitar, marcar algo.
São 6 delimitações imaginárias e até um pouco óbvias!
Superior/Cefálico
Anterior/Ventral
Laterais
Posterior
Dorsal
Laterais
Inferior/Podálico
Plano de delimitação e secção!
O 1 plano de delimitação é chamado de anterior ou ventral: são estruturas do corpo na posição anatômica que estão próximas ao plano anterior, um exemplo clássico: o nariz é anterior a orelha, porque a orelha além de estar posterior em relação ao nariz encontra-se também lateralizada as delimitações 2 e 3 são as laterais direita e esquerda, no 4 temos a parte superior ou cranial ou até mesmo cefálica , 5 seria inferior ou podálico ou até mesmo caudal ,que se refere a região dos pés (podálico refere-se à uma modalidade de parto, para saber mais sobre este tipo de parto clique aqui) e por último a face ou plano de delimitação posterior ou até mesmo dorsal .
Mais um exemplo para compreender os planos de delimitações! Vamos agora para estruturas das extremidades, na parte posterior do pé temos um osso chamado calcâneo e na parte anterior do pé temos um osso chamado falange distal, a falange distal é anterior ao calcâneo (Veja a foto do exemplo). Entendido os planos de delimitação? Vamos para os planos de secção ou cortes. Estávamos estudando o corpo em posição anatômica sem estar cortado. Não era possível visualizar estruturas internas, agora vamos encontrar planos através do corte. É importante sabermos que o plano é uma estrutura lisa que corta o corpo formando delimitações que já vimos anteriormente. São 3 os planos de corte/secção! E para cada plano de secção temos 2 planos de delimitação.
O primeiro plano é chamado de frontal ou coronal, através do corte frontal é possível dividir o corpo ao meio: dividido em anterior e posterior que são planos de delimitações.
O terceiro corte é chamado de transversal, horizontal ou até mesmo transverso, o corpo é dividido também em duas partes. O corte é feito no meio do corpo: dividindo em superior (cefálico) e inferior (caudal).
O segundo plano é chamado de sagital ou sagital mediano, o corpo é divido também ao meio porém formando as laterais direita e esquerda
No corte sagital temos uma peculiaridade, além de cortar ao meio (mediano). Existe um outro corte diferente chamado de sagital paramediano esse corte é paralelo ao sagital. Basta imaginar um corte feito bem ao lado do corte sagital próximo ao ombro!
Foco no estudo!
Está quase terminando!
Plano de delimitação
Plano de secção (Cortes)
Plano de delimitação
Agora vamos juntar todos os conhecimentos adquiridos desde o início da aula! Essa é a parte mais legal e é onde a coisa pode complicar. Então preste atenção! Porque para estudar os eixos é necessário unir os conhecimentos em planos de corte (secção) e delimitações. Primeiro precisamos definir o que seria um eixo.
Eixo é uma linha reta e imaginária que cruza algum plano, e que pode gerar movimentos. Vamos voltar lá para a geografia. A terra também possui planos e consequentemente temos os eixos terrestres que também tem a mesma explicação lógica do eixo voltado para a anatomia! O eixo terrestre cruza o centro da terra formando dois polos : norte e sul. Após cruzar a terra a mesma começa a realizar o movimento que conhecemos como rotação. Vamos conhecer agora quais são esses eixos. Como já foi mencionado o eixo precisa cruzar planos. Sabemos que temos planos de delimitações que são 6 e planos de secção que são 3. Na anatomia o eixo irá cruzar o plano de secção e não delimitação!
Muito cuidado. Os movimentos gerados pelo cruzamento do plano e do eixo serão realizados nos planos de delimitações. Se os planos de secção são 3 logicamente iremos precisar de 3 eixos. O cuidado agora deve ser redobrado para não confundir os nomes dos eixos com os nomes dos planos! É muito importante você ter essa definição de planos de delimitações, planos de secção e eixos bem definidos para não misturar tudo ! Mas, veremos que tudo se encaixa. O eixo deve cruzar o plano e formar um ângulo de 90°. Você saberá que está no plano e eixo correto se formar 90°. (ATENÇÃO).
O 1 EIXO é chamado de TRANSVERSAL, cuidado aqui é eixo, então não misturem que o eixo transversal vai cruzar o plano de secção transversal. O eixo transversal não pode cruzar o plano transversal porque são iguais! Na verdade ele vai cruzar o PLANO SAGITAL, que divide o corpo em laterais direita e esquerda, logicamente o movimento que será realizado será lateralizado, porém voltado para a frente. Movimentos: Flexão e Extensão.
Para estudar eixos lembrem-se da lei da física, os opostos se atraem e os iguais se repelem , isto ajudará para não confundir os nomes.
Duas canetas e um pouco de lógica!
Dica: Para estudar os eixos não comece logo por ele! Primeiro comece dos planos de secção para entender melhor!
OU
TRANSVERSAL
Vamos começar pelo plano sagital ele divide o corpo em duas metades, mais precisamente duas laterais, a direita e esquerda. O eixo precisa cruzar o plano, certo? Para facilitar o entendimento o eixo virá no sentido que o plano se divide! Ou seja pelas laterais formando o ângulo de 90º. Onde a posição em que o eixo se encontra possui o mesmo formato de um plano chamado transversal/transverso, esta informação pode ser usada como macete, porém deve ser utilizada com cautela pois pode confundir o aluno.
Por esse motivo o eixo do plano sagital é o transversal! Essa regra de nomes e forma do eixo vale apenas para dois eixos, para o último basta ter um pouquinho de lógica. É o único diferente e que não é parecido com os nomes dos planos! Entendendo essa regra tudo fica mais fácil.
O plano frontal ou coronal divide o corpo em duas metades também formando dois planos de delimitação chamados de anterior e posterior. O eixo como já sabemos tem que vir na posição que o plano de corte formou, ou seja, os planos de delimitação anterior e posterior tanto faz o eixo vir pela frente ou por trás, ele só tem que formar o ângulo para gerar o movimento do plano frontal. O eixo vindo nessa direção tem um formato de um plano que vocês já conhecem chamado de sagital, então o eixo do plano frontal é o sagital.
Movimento : Abdução e Adução.
O plano de corte transversal ou transverso divide o corpo em duas metades formando uma parte superior e inferior.O eixo restante chama-se longitudinal o único nome que não é parecido com os planos de secção (corte). Só em olhar para ele dá para se chegar ao nome, pois ele tem esse sentido unidirecional de cima para baixo, por isso seu plano é o transversal que divide o corpo em uma parte mais superior e outra inferior! Movimento: Rotação.
Ainda com dúvidas?
Caso você ainda esteja com dúvidas em relação aos movimentos realizados como flexão ou abdução, eu tenho uma dica! Volte para a primeira foto das canetas e olhe para o plano sagital, já sabemos que o eixo será o transversal , pois o plano sagital se divide em laterais e o eixo precisa vir na direção que o plano de delimitação foi formado. É justamente à essa "direção" que você deve prestar atenção. Pegue duas canetas, uma preta e azul ou a cor que você tiver, basta seguir a ordem. Exercitar é mais fácil do que somente olhar as imagens! A caneta preta será o plano sagital e a azul o eixo transversal. O eixo não é móvel , é um ponto de fixação, então o que irá realizar o movimento é o plano ou seja a caneta preta! Lembre-se que deverá formar 90º , as suas canetas deverão estar na posição da imagem! Agora mova a caneta para baixo e depois para a frente e depois retorne para baixo! Você acabou de realizar os movimentos de flexão e extensão com as canetas ! Faça o mesmo com os outros planos e você nunca mais terá dúvidas sobre isto !
Ainda com dúvidas? Dá uma olhadinha nesse vídeo feito por alunos de uma universidade. Resumão completo da aula !