Níveis de organização do corpo
Processos Vitais
Já vimos um pouco sobre a história da anatomia e como estudar alguns planos, eixos e movimentos que nosso corpo consegue realizar. Mas, você já parou para pensar o quão imenso e fascinante são as funções do nosso corpo? Que para cada movimento realizado como uma simples abdução de braço é necessário que ocorra várias alterações fisiológicas para você simplesmente conseguir erguer o braço? Quem estaria por trás disso tudo? Como nosso corpo foi construído para que possamos fazer isto? Nesta aula abordaremos partes mais profundas da disciplina. Para iniciar os sistemas da anatomia não podemos começar pela funcionalidade se ainda não é possível entender que célula esse sistema possui, quais são os órgãos ,o que elas produzem, como esse sistema foi construído! Para estudar anatomia não se pode colocar a carroça na frente dos bois. Vamos por partes!
Primeiro vamos fazer uma divisão básica do corpo. Para ele chegar ao nível de organismo com todas as funções integradas é necessário que haja um nível de organização para se chegar à esse estágio. Como já foi citado para estudar anatomia inicialmente visualizamos as partes microscopias para se chegar as partes macroscópicas. O corpo possui várias células bem diferenciadas para cada local que ocupam, porém até para se chegar ao nível de célula ela precisou de componentes como átomos que viraram moléculas que se transformaram em macromoléculas como por exemplo um lipídio que começaram a fazer parte das organelas que possuímos dentro das células, como a mitocôndria que para ser formada precisa principalmente de lipídios e proteínas para desempenhar sua função que é de suma importância para a célula, até mesmo a estrutura externa de uma célula precisa de uma macromolécula, pois a sua camada é lipídica. Então, para chegar a ter uma célula formada com todos os seus componentes e desempenhar suas funções foi necessário todo esse processo de organização, de hierarquização. Nossas células compõem os tecidos ,no tecido ósseo temos as células osteoclastos e osteoblastos, já no tecido nervoso temos os neurônios, micróglias e etc. Cada tecido possui sua célula que vai realizar as funções no corpo. Quando se tem um tecido formado por várias células se chega ao nível de órgão. O coração é um órgão importante e vital que é composto por várias células musculares estriadas cardíacas ou simplesmente miócitos que compõem o órgão dando a sua forma e sua funcionalidade através da fisiologia da célula. A pele é formada por várias células epiteliais, quando se tem um conjunto delas formamos o tecido epitelial que por sua vez compõem e recobre nosso corpo com a epiderme que é a camada mais externa das células epiteliais formando uma barreira para agentes externos como um corte ou um agente etiológico. Você já deve ter percebido que a pele da pálpebra é mais fina do que a pele do pé que por sua vez é bem mais grossa. Cada uma tem funções e são expostas à fatores diferentes, e como já foi dito anteriormente os tecidos formam os órgão e a pele é um órgão por incrível que pareça! Na verdade é o maior e mais extenso órgão que possuímos. Quando temos vários órgãos agrupados conseguimos os sistemas que interagem entre si para regular o corpo. O sistema digestório que é composto por vários órgãos como por exemplo o estômago, esôfago, intestino... precisa ser regulado por outro sistema, mesmo ele possuindo um sistema local de auto-regulação chamado de plexos nervosos localizados no próprio TGI (Trato gastrointestinal) ele necessita do sistema nervoso central que é composto pelos órgãos: cérebro, cerebelo, medula... esse sistema é um dos mais importantes, pois comanda basicamente todos os outros. Quando temos os órgãos dos sistemas integrados se tem um organismo vivo para realizar suas variadas funções.
Quando passamos por todo esse processo de organização das células do corpo até chegar aos sistemas conseguimos ver a funcionalidade e integração dos sistemas. E é a essa funcionalidade que chamamos de processos vitais. Graças a eles temos todo esse conjunto falado anteriormente. São 6 os processos vitais :
1º Metabolismo – Segundo o dicionário metabolismo é o: conjunto de transformações sofridas em um organismo vivo pelas substâncias que o constituem: reação de síntese (anabolismo) e reação de degradação libertando energia (catabolismo). De uma forma mais simplificada são todos os processos químicos que ocorrem no seu corpo que na realidade irá envolver os processos vitais abaixo.
2º Responsividade – Seu nome já diz o que esse processo realiza, é a forma do corpo de responder aos estímulos internos e externos, está intimamente ligado ao SNC. É o processo vital que literalmente mantém o corpo vivo ou para regular algo que não está nos eixos. Como por exemplo uma queda de pressão brusca. O corpo realiza mecanismos para identificar isto e responde ativando o sistema renina-angiotensina, da mesma forma que o corpo reage através dos neurônios quando se vê um ladrão ou toma um susto. Quando se está com frio e o corpo ativa partes do SNC que fazem você tremer para gerar calor! Mesmo que seja involuntário foi algo totalmente consciente do corpo, pois ele detectou que poderia ocorrer algum danos com essa baixa da temperatura, com o tremor é possível gerar calor para os órgãos vitais . É ou não é o processo vital mais importante depois do metabolismo? Porque se você usar a lógica isso tudo só aconteceu por causa do metabolismo do neurônio!
3º Movimento – Trata-se tanto dos movimentos externos que vimos em relação aos eixos como flexão, extensão tratando da cinesiologia como um todo do corpo. E também relata os movimentos internos. Como por exemplo o peristaltismo, mais profundamente falando podemos citar a quimiotaxia que as células de defesas (leucócitos, macrófagos) fazem para localizar o patógeno !
4º Crescimento – O crescimento se dá tanto do próprio corpo em relação à altura, aumento de peso como também crescimento das células. Porque para isto ocorrer é necessário acontecer algumas alterações fisiológicas nas células como a hipertrofia e hiperplasia!
5º Diferenciação – Processo vital importante, porque como citado no começo da aula, cada célula tem seu local, o epitélio não desempenha função do neurônio ! Por isto elas precisam se especializar para compôr cada tecido. Durante a vida fetal temos claramente o processo de diferenciação das células que vão se diferenciando (mórula, blástula, gástrula e neurulação) até progredir ao indivíduo .
6º Reprodução - E o último processo e não menos importante temos a reprodução que está tanto na reprodução da própria espécie como também na reprodução de novas células através das mitoses!